PERIGO: aparelhos “diferenciados”

Uma nova mania está tomando conta dos nossos jovens e adolescentes: a onda dos aparelhos personalizados ou diferenciados. Com um visual bastante colorido e diferente, esta novidade é um sucesso na boca da galera. Com elásticos e borrachinhas de diferentes formas e cores, a turma tem inovado na estética do sorriso. Não é legal? NÃO! :(

Aparelho diferenciado

Aparelho é coisa séria! Para exercer a Ortodontia, especialidade que procura corrigir o mau posicionamento dos dentes através do uso de diferentes tipos de técnicas e aparelhos,  é preciso ter todo um embasamento científico. Além da graduação no curso de Odontologia, o profissional que quiser ser especialista ainda precisa de um curso específico com cerca de 2.000 horas (em torno de 3 anos) para conquistar o título. Fora os cursos de aperfeiçoamento e congressos na área!

O uso de aparelhos não se restringe a uma simples “troca de borrachinhas”. Saber o que precisa ser feito, movimentar dentes, fechar ou abrir espaços requer muito estudo e conhecimento. Está longe de ser uma mera brincadeira divertida.

Contudo, muitos adolescentes têm se aventurado nessa atividade de maneira perigosa e ILEGAL! Na busca de um sorriso descolado, colocam bráquetes e elásticos de toda sorte na boca como se fossem acessórios quaisquer. Não têm nenhuma consciência do risco que estão correndo!

Primeiro: estão praticando o exercício ilegal da Odontologia e podem responder criminalmente por isso, uma vez que não têm a formação necessária. Entende-se por Exercício Ilegal o contido no caput do artigo 282 do Código Penal Brasileiro que delibera: “Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de Médico, Dentista ou Farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites”; cuja pena prevista é a detenção de seis meses a dois anos.

Segundo: ao colocarem os dispositivos ortodônticos ao bel prazer, os jovens podem aplicar forças nos dentes e provocar movimentos indesejados, alterando a oclusão (o “engrenamento”entre os dentes e as estruturas que o circundam) e causando sérios danos à dentição – muitos dos quais podem ser irreversíveis.

Terceiro: os aparelhos ortodônticos, mesmo quando muito bem indicados por profissionais sérios, são dispositivos que acumulam restos de alimentos e favorecem o desenvolvimento do biofilme (placa bacteriana) com muita facilidade. Os cuidados com a higienização devem ser redobrados!

Portanto, fica o alerta: aparelhos, só com profissionais capacitados! Com a saúde do sorriso não se brinca!

Abaixo, uma reportagem mostrando os riscos de se colocar aparelhos indiscrimidamente! (Via Blog do Dentista).

O blog Dicas Odonto publicou um post bem bacana sobre o assunto. Confira AQUI.

posted: aparelho, O tio dentista explica, ortodontia preventiva | tagged: , , ,

3 trackbacks

Os aparelhos personalizados, ou diferenciados (falsos) - Uma moda perigosa | DicasOdontoDicasOdonto
29 de janeiro de 2014 às 14:17
Aparelho nos dentes é coisa séria!! | OdontoDivas
22 de fevereiro de 2014 às 10:44
O que faz um ortodontista? | Medo de Dentista
22 de fevereiro de 2014 às 10:47

1 comment

  1. Eu gosto desta forma, as pessoas que precisam de verdade do aparelho não terá vergonha nenhuma.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>