Erupção dos dentes de leite

Nos últimos dias, tem circulado pelas redes sociais uma figura bastante didática ilustrando a cronologia (época e ordem) da erupção dos dentes de leite. São mães e colegas odontólogos das diversas especialidades que, com a melhor das intenções, compartilham a informação com sua lista de contatos. Não sei quem é o (a) real autor (a) da gravura, mas fica o alerta: ela contém alguns pequenos erros!

Imagem que tem circulado nas redes sociais mostrando como ocorre a erupção dos dentes de leite.

Não estou aqui criticando ninguém, muito menos querendo ser o dono da verdade. Mas se podemos passar a informação correta, por que não fazê-lo?

De fato, os dentes de leite começam a aparecer na boca da criança por volta dos 6 meses – geralmente com os incisivos centrais inferiores (os 2 dentinhos da frente e de baixo) – e completam a dentição decídua (nome correto para o termo “de leite”) por volta dos 2 anos de idade – com a irrupção dos segundos molares (os últimos dentes do arco), podendo sofrer algumas pequenas variações (adiantando ou atrasando um pouquinho).

Quando a criança completa 1 ano geralmente aparecem os incisivos laterais, sendo que os de baixo vêm primeiro ou juntamente com os de cima. O erro mais significativo da figura em questão está na ordem em que os dentes aparecem a partir de então.

De acordo com a figura, os próximos dentes a aparecer são os caninos (as famosas “presas”). Na verdade, de acordo com a cronologia de erupção dos dentes decíduos, são os primeiros molares que aparecem na boca depois dos incisivos, por volta dos 16 meses de vida. Os caninos superiores e inferiores aparecem nos espaços a eles destinados em torno dos 20 meses.

Por fim, completando a chamada “primeira dentição”, aparecem os segundos molares, entre os 24 e 30 meses de idade.

Estas informações são baseadas no livro Ortodontia – Desenvolvimento da Dentição, do professor holandês Frans P. G. M. van der Linden e publicado pela Quintessence Editora Ltda. Trata-se de uma referência clássica – pra não dizer a mais importante – no que diz respeito à cronologia de erupção dos dentes, tanto decíduos quanto permanentes.

Podem ocorrer variações? Claro que sim!

É comum encontrarmos crianças com menos de 6 meses já com dentinho na boca. Por outro lado, tem criança com quase 1 ano e que ainda não tem nenhum dentinho presente, para a frustração de muitos pais. Pode ser que haja também uma variação na ordem em que os dentes aparecem na boca. É menos comum, mas pode acontecer.

Por isso o acompanhamento de um odontopediatra é muito importante para sabermos se o desenvolvimento dos dentinhos do bebê está ocorrendo dentro do previsto!

Logo abaixo, uma ilustração de acordo com a referência do professor van der Linden:

Cronologia de erupção dos dentes decíduos (LINDEN, Frans P. G. M. van der. Desenvolvimento da Dentição. Trad. Francisco Ajalmar Maia. São Paulo, Quintessence Editora LTDA, 1986.)

Por que é que resolvi escrever este post?

Porque a quantidade de informações disponíveis na internet hoje em dia é muito grande. Informações que podem ser de boa ou má qualidade.

Não estou dizendo que a figurinha que inspirou toda esta explicação seja de má qualidade. Mas estou certo de que muitas mães, de posse dessa nova informação, vão compará-la com a boca do filho pra ver se coincide, se é realmente aquilo que está acontecendo. E vão ficar aflitas se o que aparecer na boca da criança for diferente do que foi descrito.

Sejam espertas, mamães! Na dúvida, procure um (a) odontopediatra!

*** Em tempo: uma outra gravura que também ilustra a erupção dos dentes de leite circula pelas redes sociais. Esta sim, está mais de acordo com o que propus aqui no post!

Uma outra gravura que circula pelas redes sociais mostrando a erupção dos dentes de leite.

posted: dente de leite, erupção dental, O tio dentista explica | tagged:

2 comments

  1. Lindo texto! Parabéns! O meu filho vai completar 3 anos (36 meses) no final deste mês, e só agora os segundos molares decíduos estão começando a dar sinal (o que dá pra perceber pela aflição dele enfiando quase a mão inteira na boca para coçar). Ou seja: mamães, se a ordem e época de nascimento dos dentes de leite variarem um pouquinho, calma: consulte um odontopediatra. :)

  2. Parabéns pelo texto! Muito bem explicadinho.
    Essa é uma dúvida frequente da maioria das mães.
    bjssssssssssssssss

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>