Aftas em crianças

Dói, incomoda, irrita e, muitas vezes, o tratamento é paliativo. Quem nunca teve uma afta na boca? Se para nós, adultos, é tão ruim, imagine então na boca de uma criança.

Afta é o nome popular da Ulceração Aftosa Recorrente (UAR), uma lesão geralmente que se localiza na língua, na gengiva e na mucosa bucal (parte interna de lábios e bochechas) e é bastante comum em crianças.

O que provoca a afta?

Muitos fatores têm sido associados à causa das aftas. No caso das crianças, uma dieta ácida (rica em refrigerantes, sucos e frutas ácidas), além de pequenos traumatismos na mucosa (geralmente mordidas) são os principais fatores que levam ao aparecimento dessas lesões na boca. Além disso, o estresse e um quadro alérgico a determinados alimentos também são relacionados como possíveis fatores causais.

Por que dóem?

Porque são lesões ulceradas, ou seja, são pequenas feridas que ficam abertas na cavidade bucal.

O que fazer?

O tratamento é paliativo, ou seja, geralmente vai tratar a sintomatologia dolorosa. Alguns colutórios e pomadas são utilizados com o intuito de promoverem um alívio da dor e proporcionar um pouco de conforto ao paciente. Geralmente tais medicamentos contêm anestésicos e antissépticos em sua composição.

Na maioria das vezes, as lesões regridem por si só em um período de poucos dias (a partir de uma semana). Se essas lesões não regredirem ou aparecerem frequentemente, é interessante procurar o dentista para que uma avaliação seja feita.

Tem como prevenir?

Tem. Oferecer à criança uma dieta balanceada, sem muitos alimentos ácidos é uma boa medida preventiva. Além disso, manter uma higienização bem feita ajuda a diminuir a acidez da boca e pode ser que isso ajude a evitar que as lesões apareçam.

Mas lembre-se: na dúvida, leve a criança ao dentista!

posted: O tio dentista explica | tagged: , ,

2 trackbacks

Aftas: prevenção e tratamento | Renata Pinheiro
24 de novembro de 2011 às 15:11
Aftas: Causas e Tratamento | Medo de Dentista
10 de abril de 2012 às 9:11

6 comments

1. Realmente… afta já é tão chato quando é na gente, imagina na boca da criançada… deveria ser proibido ter afta antes dos 18 anos. #prontofalei :D

2. Meu filho frequentemente tem aftas, tanto, que seus lábios ficam inchados e atrapalha até ao falar, o tratamento e somente com dentista ou outra especialidade?

3. Bom dia! Tenho uma neta de dois anos que não toma refrigerantes e alimentação dela é saudavel.E sempre tem aftas e muita …Como agir,pois ate febre ela tem. Abraço de uma avó preocupada.

• Vovó Rosângela,

As aftas podem ser causadas por vários fatores. Até mesmo um traumatismo leve pode causá-las. Uma orientação do odontopediatra pode ser importante para avaliar clinicamente o caso e dar dicas valiosas para vocês.

Abraços do tio!

4. Minha filha tem 1ano e 11 meses e está com umas 4 aftas nos labios …q remedio dar??

• Olá, Célia!

Não tem como fazer uma prescrição de qualquer tipo de medicamento sem uma avaliação prévia da criança.
      Sugiro que você leve sua filha a um odontopediatra para que essa avaliação possa ser feita e, aí sim, se for o caso, o profissional indicará a medicação mais adequada para o caso.

Obrigado pela visita e seja sempre bem vinda!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>