Os antibióticos e os dentes de leite

“Sabe o que é, doutor… É que meu filho tomou muito antibiótico quando pequeno e, por isso, os dentes ficaram muito fracos…” Essa é a desculpa preferida de muitas mães para justificar a presença de cáries nos filhos pequenos. Mas já vou avisando: não é bem assim que as coisas acontecem!

Criou-se uma cultura de que antibiótico enfraquece os dentes. Muita mãe jura de pé junto que foi o pediatra quem confirmou essa história. Não vou entrar no mérito da questão. Quem disse o quê não vem ao caso. O fato é: antibiótico em si não enfraquece os dentes e não provoca cáries.

Primeiro: para que o antibiótico pudesse causar algum efeito nos dentes de leite, ele precisaria agir durante o período em que esses dentes são formados. Ou seja: durante a gestação. Sim, os dentes de leite são formados ainda dentro da barriga da mamãe, durante a vida intrauterina! Logo a gente conclui que, sendo assim,  quem deveria tomar o antibiótico seria a mãe, e não o bebê.

Até há alguns anos atrás, isso poderia justificar algumas más formações e/ou manchamentos nos dentes de leite. Havia um antibiótico, a tetraciclina, que era o principal medicamento contra infecções. Como podia ser administrado para gestantes, o mesmo poderia causar algum efeito nos dentes das crianças sim. Só que, após muitos estudos, percebeu-se que a tetracilina tinha um efeito teratogênico, isto é, ela tinha o poder de causar severas más formações no feto. A partir de então, seu uso ficou proibido durante a gravidez.

Criança que toma antibiótico não corre o risco de ter seus dentes enfraquecidos pelo medicamento. Até porque, os dentes já estão formados e em plena atividade. Se houvesse algum risco (veja bem, SE!), seria apenas para os dentes permanentes, que se formam durante os primeiros anos de vida.

Então, porque os dentes ficam cariados?

Resposta de sempre: falta de higienização adequada. O antibiótico não tem culpa? Sinceramente, não. A maioria dos medicamentos infantis – inclusive os antibióticos – são administrados na forma de xarope ou soluções. E, pra mascarar o gosto ruim, o que a indústria faz? Põe açúcar. Assim, fica mais fácil a criança aceitar a medicação. E, geralmente, muitos pais acabam dando o remédio na hora em que a criança vai dormir e esquece que tem que escovar os dentes do filhote. Resultado: o açúcar fica em contato com a superfície do dente a noite toda (com o agravante de que, durante a noite, a produção de saliva diminui), gerando um ambiente propício para o desenvolvimento da cárie.

Ah, então tem que escovar os dentes toda vez que tomar remédio?

Seria o ideal. Mas não vou ser chato a tal ponto. Vai que a criança tem que tomar o remédio às três da manhã? Não dá pra ficar escovando os dentes a essa hora, né? Mas dá pra oferecer um copo d’água a ela. Pelo menos, o excesso de açúcar é removido.

Quer ver seu filho livre das cáries? Seja criterioso com a escovação dos dentes dele. Esteja presente sempre. Ensine, motive. Só assim para ele ter um sorriso sempre saudável!

*****

A colega Gisele Eugênio (@gigieugenio), colaboradora do Vida de Dentista, escreveu um post sobre o tema há pouco tempo. Vale a pena dar uma olhadinha!

posted: açúcar, cárie, criança, dente de leite, O tio dentista explica | tagged: ,

2 trackbacks

OdontofoGUIA! #11 | Medo de Dentista
3 de agosto de 2011 às 8:36
Prevenção, Diagnóstico e Tratamento 31 | Renata Pinheiro
22 de agosto de 2011 às 18:18

15 comments

  1. Taí um assunto que precisa ser chamado à pauta. Chega dessa história de “o antibiótico estragou meus dentes”. Eu acredito que, mais do que uma crença popular, essa ideia deixa as pessoas “confortáveis” a respeito do tema, pois a responsabilidade de ter “dentes ruins” é do remédio. Só que sem se darem conta do real motivo (uma higiene bucal deficiente) o problema piora. Mas tudo bem: a culpa é do antibiótico… :o

  2. Tema interessante e esclarecedor Tio, muito bacana abordar esse assunto. O difícil é fazer entrar na cabeça de certas mamães e papais. Mas vamos tentando, é o nosso papel.

    • É isso aí, Ricardo! Não podemos desistir!
      Obrigado pela visita!

  3. Como eu disse lá no VDD, adooooooro qdo a mãe vem com esta desculpa pro meu lado! rs
    Mas cultura é cultura, um monte de gente acredita nisso talvez porque suas gerações tiveram dentes manchados pela Tetraciclina, aí qq antibiótico vira motivo para aquela cárie causada pelo monte de doces e poucas escovações da criança.
    Ótimo texto tio!
    Bjo e obrigada pela citação ao meu! :D

    • Uma bela fonte de referência!
      Obrigado pela visita!

  4. Oi, Tio!

    Esse assunto é muito oportuno. Essa é a campeã nas desculpas para os dentes estarem em mau estado.
    Parabéns!
    bjssssssss

    • Obrigado, querida!
      Sempre marcando presença no blog do tio!

  5. Gostaria de te parabenizar pelo blog ! Excelente artigo! Já compartilhei no meu face.
    Um abraço,
    Cristiane Tavares

    • Obrigado, Cristiane!
      Seja muito bem vinda ao blog!

  6. Gostaria de parabenizar pelo blog.Mas acho que não podemos reduzir o problema da cárie na infância somente à higienização.A precoce introdução da sacarose na dieta é um problema muito sério.Penso que temos de ampliar a nossa visão e mostrarmos aos pais a relação com as doenças crônicas como diabetes e hipertensão que cada vez mais já estão atingindo nossas crianças.
    Grande abraço!
    Tatiana Feijó

  7. Boa tarde! Tenho uma filha de 1 ano e 7 meses que está com os dentes super esbranquiçados e até “translúcidos”, o que poderia ser? Outro ponto: parece que as manchas vão e voltam… A príncipio ´meu marido comentou sobre os antibióticos – pois infelizmente já foram muitas doses – que ela já tomou. Após ler este artigo, não sei o que pode ser.

    Obrigada,
    Valéria.

    • Valéria,

      A melhor forma de saber o que está acontecendo com sua filha é levando-a ao odontopediatra. Por ser um profissional experiente, ele poderá tirar todas as suas dúvidas e orientá-la da melhor forma possível quanto ao tratamento.

      Um grande abraço!

  8. Excelente! Explico isso praticamente todos os dias para mamães e papais.

  9. Olá trabalho como ASB e TSB gosto muito do que faço e e assim vou ensinando meus menininhos desde pequenos a importância de se ter uma escovação correta e eficiente, tenho tido bons resultados com o meu trabalho.Auxilio em consultório na rede publica e vejo a necessidade de adultos e crianças informação sobre esse assunto,venho buscando junto a coordenação melhorias na área de saúde bucal de nossa cidade inclusive na zona rural.se puder me mandar algo de informativo eu ja agradeço.!!
    um abraço Isalea
    Barbacena mg

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>