O dente de leite não caiu. E agora?

Dúvida de muitos pais, assunto de vários e-mails, motivo de inúmeras consultas. E, agora, tema deste post. É muito comum ver pais preocupados com o início da troca dos dentes, especialmente quando as coisas saem um pouquinho fora do esperado. O caso em questão é o seguinte: dentinhos de leite (incisivos inferiores – os dentinhos da frente) ainda estão presentes na boca e os permanentes já vêm “apontando” bem ali, logo atrás. E agora? Tem que arrancar os de leite? Pode esperar? Mas o dente não vai nascer torto?
menina-maca
Já mostrei aqui que, para erupcionar, os dentes permanentes precisam reabsorver as raízes dos dentes de leite. Por isso é que os dentinhos ficam moles e caem, dando lugar aos seus sucessores.
Quando estão se formando dentro do osso, os dentes permanentes ficam bem pertinho das raízes dos dentes de leite e em uma posição um pouco mais posterior. Ou seja: eles se formam um pouquinho atrás dos dentes de leite. Durante o processo de erupção, eles usam a raiz dos dentes de leite como guia e vão tomando sua posição correta.
denteperm
Modelo em acrílico mostrando o dente permanente
se formando atrás do dente de leite (seta vermelha).
Entretanto, pode ser que esses dentes simplesmente irrompam na boca sem alterar muito a sua posição, promovendo uma reabsorção total ou parcial das raízes dos dentes de leite e aparecendo atrás dos mesmos.

E aí, o que fazer?
O mais indicado, claro, é procurar a orientação do dentista. Se os dentes de leite estiverem com mobilidade (o que acentece na maioria dos casos), prefiro aguardar a esfoliação natural deles. Até mesmo a criança pode extraí-los com a ajuda do papai e da mamãe, já imaginando a visita da fada dos dentes.
Por outro lado, se os dentes decíduos estiverem com pouca mobilidade, prefiro acompanhar radiograficamente. Se percebermos que ele terá dificuldade em esfoliar, então a extração no consultório está indicada.

Mas e os permanentes, vão ficar fora do lugar?
Havendo espaço suficiente, o próprio movimento de erupção, associado aos movimentos naturais da língua durante a fala e a mastigação, se encarregam de “empurrar” esses dentes para o lugar correto.
Portanto, papais e mamães, não se preocupem. Na dúvida, corra ao odontopediatra para que ele possa passar as orientações para o caso do seu filhote!
posted: erupção dental, O tio dentista explica, troca dos dentes

1 trackback

Dente de leite tem raiz? | Medo de Dentista
11 de setembro de 2012 às 9:56

26 comments

  1. Bacana, Tio! Dúvida muito comum mesmo… vai cair? Precisa extrair? Se sim, quando? Post excelente e muito relevante para os papais e mamães mais preocupados…

    Parabéns! :)

  2. Bacana o blog. Essa é sem duvida uma grande duvidas de papai e mamae, principalmente aqueles de primeira viagem. Gostei muito.

    Parabens… =)

  3. Minha pequena esta bem nesta fase, muito obrigada pelas explicações, perfeito e parabéns.

  4. Parabéns tio, em poucas palavras tirou todas as minhas duvidas.

  5. arranquei o segundo dente de leite de minha filha, 5 anos, da forma que fiz com o outro, o dente saiu rasgando a gengiva de frente e a sua raiz saiu com um pedaço de estrutura branca, mais ou menos redonda circulando a raiz do dente, parece uma película, é dura. Estou com o coração na mão, parece osso, será que arranquei antes do tempo e prejudiquei a dentição dela. não sei o que fazer, ela sentiu muita dor, sangrou muito. O dente não quebrou como o outro, saiu inteiro colado a esta estrutura branca. O que faço

    • Letícia,

      Desculpe a demora em responder. De qualquer forma, leve sua filha ao odontopediatra para uma avaliação. Pode ser que tenha sido somente um pedacinho da raiz. Mas, se necessário for, ele (a) vai pedir uma radiografia para tirar todas as dúvidas!

      Um abraço!

  6. Querido, meu filho fez 6 anos e ainda não havia trocado nenhum dente. Qdo percebi já estava nascendo 2 permanentes totalmente atras dos de leite e agora está todo torto. ele vai precisar de usar aparelho? será q todos os outros será assim? fiquei muito triste pois não dei chupeta nem mamadeira p q não passasse por isso e agora?

    • Cláudia, tudo bem?

      Pelo que você me conta, não há nada errado com seu filho. De fato, os primeiros dentes permanentes nascem atrás dos últimos dentes de leite e não substituem dente algum. E isso ocorre por volta dos 6 anos, podendo ser um pouquinho antes ou um pouquinho depois. De uma olhada neste post (http://tiodentista.com.br/2010/09/como-ocorre-a-troca-dos-dentes.html). Acho que pode lhe esclarecer mai alguma coisa.

      Quanto ao uso de aparelho, leve-o ao odontopediatra para uma avaliação. Após um exame clínico, ele (a) poderá dar as orientações necessárias.

      Obrigado pela visita!

  7. Hoje fui a urgencia dentaria pois um dente amoleceu e lá fiz uma radiografia e o médico informou que eu tinha um dente de leite que quebrou e ficou a raiz,mas eu tenho 27 anos. Como isso é possível?

    • Prezado Bruno,

      Pode ser que você não tenha um dente permanente e, consequentemente, seu dente de leite pode não ter caído. Entretanto, um parecer de um dentista é mais apropriado.

      Um abraço.

  8. Um dos dentes de leite incisivo superior da minha filha de 8 anos não amolecia e estava escuro. Levei-a a um dentista e após a radiografia, foi verificado que o dente permanente nascia atrás do dente de leite, sem reabsorver a raiz do dente de leite. O dentista orientou a retirar o dente de leite, pois o mesmo não iria amolecer. O dente foi retirado com uma raiz enorme, já faz 2 meses e o dente permanente ainda não apontou. Será que o dente permanente não irá nascer. O dentista aconselhou esperar mais. Quanto tempo mais devo esperar?

  9. Olá! Adorei o blog… Estou com um problema: meu filho de 2 anos e 2 meses caiu de boca no chão e os dois dentes da frente (superiores) entraram na gengiva. Com muito custo, no dia seguinte à queda consegui encontrar uma Odontopediatra em um Posto de Saúde. Neste dia, já dava para ver que os dentes haviam descido um pouco, mas estavam totalmente tortos, quase de forma perpendicular, parecendo que as pontas estavam ferindo ainda mais a gengiva, pois o inchaço havia aumentado. A Odontopediatra que nos atendeu solicitou um raio-x e receitou um anti-inflamatório. Fizemos o raio-x, mas de nada adiantou porque estava muito dolorido para que a criança conseguisse apertar a plaquinha. No outro dia voltamos na Odontopediatra e essa disse que nada poderia fazer, pois deveríamos aguardar os dentes descerem sozinhos. Ocorre que menos de 24h depois tive que ir com urgência na Unidade de Pronto Atendimento, pois meu filho estava com muita febre e a gengiva estava muito inchada e sangrando. Na UPA, o médico receitou antibiótico. Após 3 dias de antibiótico, a infecção melhorou um pouco e voltei na Odontopediatra. Ela solicitou outro raio-x. Fizemos mais um exame, dessa vez em outro local. Para minha surpresa, o Dentista que nos atendeu questionou o porquê da Odontapediatra não ter removido aqueles dentes no primeiro dia em que nós fomos consultá-la. Ele disse que aquilo não estava correto e que os dentes deveriam ser extraídos o quanto antes. Mencionou que isso pode acarretar prejuízo para o crescimento dos dentes permanentes e que a infecção pode piorar. No outro dia levei o exame até ela. Mesmo vendo a situação da criança e sabendo que os dentes estão com uma parte para fora e totalmente tortos, machucando a gengiva e talvez até o osso, a Odontopediatra disse que nada poderia fazer, a não ser acompanhar o caso. Agora estou com “o coração na mão”, sem saber o que fazer. Gostaria de saber se, em casos semelhantes, o indicado seria remover os dentinhos de leite ou não. Agradeço muito a sua atenção! Abraço, Bárbara

    • Mãezinha Bárbara, tudo bem?

      Casos de traumatismos em dentes de leite são bastante comuns e, na grande maioria dos casos, acontece a intrusão (quando o dente entra na gengiva e no osso, como aconteceu com seu pequeno). Nestes casos a recomendação é, de fato, aguardar a reerupção dos dentinhos (esperar que eles desçam de novo, conforme a indicação da odontopediatra). Eles podem vir tortos? Podem sim. Dependendo da severidade do traumatismo, eles podem ter se deslocado e mudado de posição. Podem afetar o desenvolvimento dos dentes permanentes? Também podem. A raiz dos dentes de leite são muito próximas das coroas dos dentes permanentes que estão se formando dentro do osso. O impacto muito grande e a direção que essa raiz assume no momento do trauma pode acertar esse dente permanente e provocar algum tipo de dano durante sua formação. Entretanto, a severidade desse dano não pode ser vista pela radiografia e só nos resta esperar a erupção destes dentes para sabermos.
      A extração dos dentes de leite está indicada? Depois de uma avaliação muito criteriosa, em último caso. Se estes dentes não descerem normalmente ou causarem muitos transtornos na mastigação, a extração pode ser a conduta adequada. Mas, como disse, depois de uma avaliação muito bem feita e em último caso.
      Confie na odontopediatra e vá acompanhando o caso periodicamente. Não deixe de levar seu filhote para avaliações programadas.
      Espero ter ajudado.
      Fica a dica para este post, que fala exatamente de traumatismos em dentes de leite -> http://tiodentista.com.br/2010/10/traumatismos-nos-dentes-de-leite.html

      Obrigado pela visita e seja sempre bem vinda ao blog!

  10. Poxa estou aguardando uma resposta pra meu post desde o dia 19 de março e até agora nada.
    A situação da minha filha é a mesma.
    O dente foi extraído em janeiro e até agora não nasceu o dente adulto.
    Vão fazer 4 meses. Levei ela a um dentista, e ele me falou que ela deverá utilizar um aparelho para estimular o crescimento ou fazer uma cirurgia para fazer com que o dente fique na posição adequada para nascer.
    Estou muito preocupada.

    • Kellen, bom dia!

      Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em responder.
      É preciso um acompanhamento radiográfico pra ver a posição do dente e se ele tem condições de nascer. Muitas vezes, a gengiva é muito espessa e acaba atrapalhando (não dá pra dizer se é o caso da sua filha).
      De qualquer forma, a orientação do odontopediatra é fundamental para o sucesso.
      Espero ter ajudado.

      Seja sempre bem vinda e coloco-me à disposição.
      um abraço!

      tiodentista@gmail.com

  11. olá meu filho tem 6 anos e 7 meses e o seu primeiro dente ainda não caiu(nem sinal q esta p cair tem)O q faço?É normal??Aguardarei respostas!
    Obrigada.

    • Bom dia, Paula!

      Cada criança tem sua época de troca dos dentes; vai depender do desenvolvimento de cada uma. É sempre bom lembrar que, geralmente, os primeiros dentes permanentes a aparecer na boca são os primeiros molares. Eles nascem ATRÁS do último dente de leite. Isto significa que nenhum dentinho de leite fica mole para ele aparecer. De qualquer forma, leve seu filho ao odontopediatra para fazer uma avaliação e acompanhar o desenvolvimento da dentição.

      Seja sempre bem vinda ao blog e obrigado pela visita!

  12. Olaa estou preocupadíssima com minha filhota, ela faz 6 aninhos em dezembro, ja trocou dos dentes inferiores e esta com um superior prestes a trocar. porem, ao lado de um inferior q ja foi trocado começou nascer o permanente atraz do dente de leite, sem que o dente de leite tenha amolecido. Aguardo resposta! obrigada!

    • Bom dia, Bruna, tudo bem?

      Antes de mais nada, leve sua filhota ao odontopediatra para uma avaliação. Como o dente de leite não caiu e o permanente está vindo atrás dele, pode ser que precise de uma ajudinha para sair e dar lugar o novo dente!

      Obrigado pela visita e seja sempre bem vinda!

  13. Boa tarde,
    Minha filha éstá quase completando 8 anos e ainda não caiu nenhum dente dela, tem dois inferiores centrais que estão pouco moles, e ainda o permanente está erupcionando por trás, tenho que esperar mais tempo para cair, ou será necessário a extração.
    Obrigado.

    • Boa tarde, Flávio!

      Uma visita ao odontopediatra é importante para ver se está tudo bem com o desenvolvimento dos dentes da sua filha. Em alguns casos, pode ser que a extração do dente de leite seja necessária sim, mas só o profissional está apto para diagnosticar.

      Obrigado pela visita!

  14. Olá, parabéns pelo blog!
    Minha filha de 6 anos estava com os dentes bem firmes e ainda assim começou a nascer na parte inferior um dentinho atrás de um ainda firme. Após 40 dias o dente caiu, porém caiu sem praticamente nada de raiz. Será que a raiz ficou alojada? Se ficou, o que fazer? O dentinho novo já está bem crescidinho. Obrigada pela atenção!

  15. Ola gostaria muito de tirar uma duvida com voce, fui extrair dente do meu filho de 6 anos o dentinho da frente e ele parecer que nao saiu todo tem impressão que ficou uma parte dentro da gingiva nao sei com muita duvida sera que é normal ??? Preocupada dimas . desde ja grata..

    • Boa tarde, Graziely!

      Se você tem dúvida se ficou um pedacinho do dente, leve-o ao odontopediatra para uma avaliação. É importante fazer uma radiografia para tirar todas as suas dúvidas!

      Obrigado pela visita e seja sempre muito bem vinda!

      • Obrigada foi confirmado era o outro dentinho nascendo rss , mas obrigada mesmo …

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>