Cárie em dente de leite

Há pouco tempo, falei aqui sobre a cárie de mamadeira, aquela que ocorre em crianças de 0 a 3 anos por causa – adivinha? – do uso da mamadeira com excesso de açúcar, além de uma higienização deficiente. Ultimamente, alguns blogs odontológicos resolveram abordar a cárie como tema. Afinal, blog de dentista tem que falar de cárie, né? Por isso, resolvi estender esse “papo cariado” e responder a uma dúvida muito frequente entre papais e mamães: cárie em dente de leite é realmente mais agressiva do que no permanente?

image

 

Em tese, é. Anatomicamente, dentes de leite e dentes permanentes têm as mesmas estruturas: esmalte, dentina e polpa. Porém, proporcionalmente, isso muda um pouco. Nos dentes de leite, as camadas de esmalte e dentina são menores e a polpa, consequentemente, maior. Sério? Sério. Isso significa que, nos dentes de leite, a cárie tem uma progressão bem mais rápida. Ou seja: um pequeno pontinho de cárie hoje pode se tornar um problemão logo, logo.

Além da dor e do desconforto, cárie em dente de leite – se não tratada – pode “virar” canal rapidinho. E, pra quem acha que é bobagem tratar canal de dente de leite, um aviso: a infecção causada pelas bactérias, além de levar à perda do dentinho, pode causar danos ao dente permanente que está se formando dentro do osso!

Por isso a gente pega tanto no pé de pais e mães quando o assunto é cárie. Não dá pra brincar com algo sério assim. Não vale a pena negligenciar uma coisa que pode ser facilmente evitada. Sim, é facil evitar a cárie e todos os transtornos que vêm com ela. E tenho certeza de que você sabe como! Portanto, arregace as mangas e ajude seus filhos a crescerem com uma boca saudável e totalmente livre de cáries!

Outras dicas

Quer saber como a cárie se forma? Aqui tem um vídeo muito bacana que mostra. Vale a pena conferir.

Eu sempre digo para os meus pequenos pacientes que a cárie é provocada pelo xixi das bactérias que existem na boca. Mas tem gente que fala que é cocô! Fazer o quê?

Vida de dentista é assim: sempre tentando mostrar a você que evitar cáries é algo bastante fácil. Só depende de você!

posted: cárie, criança, dente de leite, escovação, O tio dentista explica, prevenção

3 trackbacks

A cárie | DicasOdonto
4 de maio de 2012 às 10:50
"Deixa estragar, é dente de leite..." | DicasOdonto
14 de maio de 2012 às 9:32
Cárie é Inevitável! | Medo de Dentista
1 de abril de 2013 às 11:26

46 comments

  1. Caro doutor: A filha de uma colega de trabalho, com quase três anos, está com várias cáries. Ela já levou a menina em duas odontopediatras mas não descobriram a causa. O interessante é que a menina não come doce, não gosta de refrigerante, e tem uma alimentação saudável, pois gosta muitode frutas e quase não come carne, embora se alimente bem. A mãe está preocupada pois não acham a causa e cada vez mais aparece cáries. Será que pode comprometer a dentição permanente? Qual a causa possível, além das já conhecidas? Agradeço desde já seu auxílio.

    • Etevaldo,

      É realmente preciso investigar o que pode estar causando tantas cáries. E, principalmente, verificar como está sendo feita a higienização da boca da criança. Este é um passo FUNDAMENTAL para se evitar cáries, e não só uma dieta balanceada!

      Abraços.

  2. Ola, dr! Meu filho está com uma cárie bem evidente nos 2 dentinhos da frente (dente de leite). Ele tem 5 anos.. estava fazendo o tratamento com uma dentista maravilhosa aqui em Milano (Itália) mas ela foi transferida.. o novo dentista mudou a forma de trabalho e agora as cáries são bem visiveis nos dentes da frente…o que devo fazer pra disfarçar esta aparencia horrivel, pois nao quero que meu filho fique esperando estes dentes cairem..o que posso fazer…selagem????um abraco e fico no aguando aqui na italia. muito
    grata. cida

    • Cida,

      Perdoe a demora em responder. A cárie nos dentinhos da frente ficam bem visíveis sim e a melhor solução (para esse tipo e todos os outros) é o tratamento adequado. Não há como disfarçar. O ideal é remover a cárie e restaurar o dente com o material adequado. De fato, os dentes de leite têm sua importância e também merecem cuidados. Não tem que ficar esperando caírem para que os permanentes nasçam no lugar. Converse com o dentista para saber a melhor forma de tratar.

      Um abraço e seja sempre bem vinda.

  3. Minha filha tem 3 anos, e ela esta com quatro caries na boca…
    Já levei ela no odontopediatra, mas não foi possivel fazer o tratamento, pois ela tem medo e a dentista não conseguiu, e para pagar um tratamento com sedação fica muito caro…
    Quero saber o que eu faço?
    sera que é melhor esperar ela trocar os dentes, pois ela nunca reclamo de dor, e cada vez que levo ela no dentista é horrivel, ela só chora…
    por favor me ajude…

    • Marcela,

      Desculpe a demora em responder.
      Se não tratar agora, as cáries vão se desenvolver podendo chegar à necessidade de tratamento de canal ou até mesmo da perda dos dentes. Não desista. Leve a um especialista em odontopediatria ou em pacientes especiais. Existem técnicas para abordar a criança que funcionam sem o uso de sedação. Converse com sua pequena, não passe medo ou angústia a ela e mostre que o dentista é o único capaz de ajudá-la a ter os dentinhos bonitos de volta. Espero que tenha muito sucesso!

      Seja sempre bem vinda e um grande abraço!

  4. Doutor, meu filho tem 1 ano e 7 meses e os dentinhos dele estão ficando estragados, o que eu faço? Me ajude, por farvor.

    • Samara,

      Se estão ficando estragados, procure um odontopediatra para receber as orientações adequadas e realizar o tratamento necessário. Seu filho é muito novinho ainda e precisa ter uma saúde bucal adequada!

      Abraços!

  5. Doutor minha filha tem 8 anos esta com 3 dentes beem cariados….não consigo convencê-la ir ao dentista,estou mt preocupada pois reclama de dores…devo aguardar os dentes cairem ou forçar a ida ao dentista? Obrigada.

    • Mônica,

      Jamais espere os dentes de leite caírem na esperança de resolver os problemas da criança. Se já estão cariados e ela está com dor, leve-a para que o dentista possa realizar o tratamento necessário. Converse com ela, insista, mostre que é para o bem dela. Como já tem 8 anos, ela entenderá perfeitamente a necessidade da visita ao dentista. Boa sorte!

      Um abraço do tio!

  6. Doutor, meu filho tem 2 aninhos e desde os 1/6 meses vem fazendo tratamento nos dentinhos, eles esfarelam e ja esta com os dois da frente curtinhos. Levei o ao odontopediatra na ABO do RJ onde foi feito o tratamento com o gas, ele foi liberado pelas dentistas so q os dentinhos estao curtos ,quase na gengiva, pergunto : sera q n seria o caso de fazer uma restauracao onde fosse colocado uma protese ou algo parecido para q esteticamente n fique tao visivel, nao vejo por mim Dr , vejo por ele mesmo q em breve ira pra escolinha e com certeza sofrera com essa diferenca. Faço a assepsia como informado pela odonto , alias sempre fiz e noto q mesmo assim tem um mau halito, estou preocupada . O q sugere ja que as dentistas nao viram nada q possa estar causando esse mau cheiro . Moro em Niteroi/RJ

    • Olá, Helena.

      Já que você levou seu filho à ABO, converse com as odontopediatras que o atenderam ou com alguns professores. A odontologia para bebês está bastante desenvolvida e é possível restabelecer a estética dos dentes de leite sim. Mas, para isso, um bom diagnóstico deve ser feito para que a escolha do tratamento seja a mais acertada para o seu caso. Quanto ao mau hálito, converse também. Esclareça todas as suas dúvidas com as profissionais para que possa ter um resultado mais satisfatório.

      Obrigado pela visita e seja sempre muito bem vinda!

  7. Dr. meu filho esta com o dentinho molar com uma pequena cárie, devo procurar um odontopediatra urgênte?

    • Olá, Juanna!

      De preferência, sim. Não que seja urgente, mas se já está cariado, melhor tratar o quanto antes! O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Não deixe de levar seu filho ao dentista!

      Um abraço!

  8. Olá, doutor! Tenho um filho de 6 anos. Aos 3 ele apresentou 2 cáries. Foram tratadas, porém sem muito sucesso, precisando refazer por duas outras vezes e, em um delas, fazer um canal. Depois ele teve mais 2 cáries. Uma também sem muito sucesso no tratamento, precisou ser refeita. A outra, do dente ao lado do que foi feito canal, ele refere dor. Observo que a restauração está perfeita, a gengiva íntegra, sem sangramentos.
    Acho que não demos muita sorte com as odontopediatras que fizeram os tratamentos dele. Sempre é preciso refazer. Outra coisa: pq tanta facilidade em ter cáries? Eu mesmo faço a higienização bucal nele, após todas as refeições (café da manhã, almoço, janta e antes de dormir) e uso fio dental todas as noites. Ele não é muito de comer doces. Onde será que estamos errando?

    • Olá, Hélida.

      É preciso uma avaliação criteriosa para entender o que está acontecendo. Mostre ao odontopediatra a forma como você faz a higienização da boca de seu filhote, pergunte para poder sanar todas as suas dúvidas. E, claro, ficar atenta a todas as orientações.

      Seja sempre bem vinda!

  9. Minha filha tem 4 anos e apareceu cárie em um dos seus dentes, fiquei super decepcionada pq faço a escovação que acho ser correta, acho que o motivo foi ela demorar demais em lagar a mamadeira durante a madrugada foi preciso brigar feio e fazê-la escovar os dentes de madrugada após mamar eu ficava ali morreeendo de sono… mas já era tarde a cárie já havia se formado. Queria saber se o açúcar mascavo é menos cariogênico???

    • Glaucia, tudo bem?

      Existem estudos que mostram que o açúcar mascavo pode provocar menos cáries sim, mas sem uma diferença muito significativa em relação ao açúcar refinado, rico em sacarose. De qualquer forma, não deixe de levar sua filha ao dentista para tratar esta cárie. No mais, cuidados com a higienização e visitas periódicas ao odontopediatra são importantes para um sorriso sem cáries.

      Obrigado pela visita e seja muito bem vinda ao blog!

  10. Gostaria de sabe se é melhor tratar um dente cariado de leite ou arrancar?

    • Aurinha, tudo bem?

      A priori, é SEMPRE MELHOR tratar o dente de leite do que arrancá-lo. Isso porque ele tem funções importantes na boca e no desenvolvimento da criança. Não é porque é um dene de leite – que vai amolecer e cair – que não merece cuidados. Uma avaliação do odontopediatra é importante para determinar qual o tipo de tratamento.

      Obrigado pela visita!

  11. Meu filho de 3 anos está com cárie nos caninos inferiores. Confesso que ele tem um escovação deficiente (falha minha). Será preciso fazer uma obturação? Qual a melhor forma de tratar isso?

    • Lílian, bom dia!

      Se o dente está com cárie, a solução é restaurá-lo. SEMPRE. Procure um (a) odontopediatra para uma avaliação e um plano de tratamento adequado! :)

  12. Boa tarde, doutor,
    Meu filho de quatro anos já sofreu várias quedas em que bateu a boca. Em consequêcia disto seu dente incisivo central direito já está com a raiz bastante reabsorvida e o perderá antes do tempo. Agora surgiu na gengiva uma fístula entre o incisivo lateral direito e o canino. Fizemos um raio x e a raiz também está sendo reabsorvida e por isso não será possível o tratamento de canal. Pelo que soube, a solução para acabar com a infecção é extrair o dente. Existe alguma outra solução para que mantenhamos este dente até mais perto do período de troca?
    Obrigada, pela atenção

    • Fernanda, desculpe a demora em responder.

      Como os dentes já estão com as raízes sendo reabsorvidas, muitas vezes optamos pela extração mesmo, uma vez que o tratamento de canal, mesmo que bem feito, não poderá garantir o sucesso nem mesmo uma permanência destes dentes.
      Nestes casos, uma opção são os aparelhos funcionais. Funcionam como pequenas próteses, podem ser fixos ou removíveis e, com dentes artificiais, minimizam e melhoram a estética do paciente.
      COnsulte o odontopediatra do seu filho sobre esta possibilidade.
      Espero ter ajudado!

      Um grande abraço e seja bem vinda!

  13. Dr,
    minha filha tem dois anos e dez meses e sempre foi ao dentista desde os seis meses …por umas semanas teve uma escovaçao mal feita pois queria escovar sozinha ou se negava e eu fui deixando quando fui ver os dois dentinhos da frente que sao bem juntinhos e so ficam limpos com o fio dental estao com uma entradinha so que ela vai a odontopediatra e mal deixa ver seus dentes entra em panico so de entrar na sala … como vou fazr pra ela aceitar e qual o melhor tratamento ?desde ja obrigada

    • Eliana, tudo bem?

      É bastante comum crianças bem novinhas chorarem bastante durante o atendimento. É uma reação bastante normal pra idade. Infelizmente, não há outra forma de resolver o problema se não tratá-lo. Confie no seu odontopediatra para que o tratamento possa ser realizado da melhor forma possível.

      Um abraço!

  14. Boa tarde!Moro no Japão e minha filha de 3 anos está com duas cáries,estou levando ao dentista especializado em crianças,mas até agora ela só chora desesperada de medo,o dentista não conseguiu fazer nada até agora…está tentando fazê-la acostumar com ele,dá bexiga quando vai embora,tem brinquedos lá etc,mas ela não acostuma nem com médico muito menos com dentista…há algum outro jeito de tentar fazê-la perder o medo?Eu uso aquele espelhinho de dentista em casa pra fazer com que ela acostume,mas em casa ela gosta,mas no dentista…nem pensar.Tenho medo que demore muito e os dentinhos começem a doer…Desde já,agradeço atenção!

    • Olá, Simone, tudo bem?

      Fico feliz que você esteja realmente se empenhando em ajudar sua filha. É claro que, o quanto antes conseguir fazer com que ela perca o medo, melhor. Mas é preciso realmente muita paciência. De qualquer forma, não adie muito o tratamento! É preferível tratar agora que as cáries estão no início do que esperar a dor aparecer!
      Converse com o odontopediatra para tentar encontrar a melhor solução!

      Um grande abraço e seja sempre bem vinda!

  15. olá! Boa noite! Minha filhinha de 1 ano e 6 meses não deixa eu escovar seus dentinhos direito,ela serra a boca e não abre,chorando muito, mama no peito de madrugada e a meses seus dentinhos estão manchadinhos até que apareceu buraquinho na frente de um deles, levei na odontopediatra e foi visto que a minha filha está com 5 dentinhos cariados, os dois da frente com buraquinho atrás tb. A dentista fez o orçamento e cobrou 180,00 por cada restauração com resina foto, achei muito alto este valor(é isso mesmo?) apesar de não ter feito outro orçamento. Acontece que a partir de 2anos ela tem direito ao plano dental da empresa do meu marido, gostaria de saber se é arriscado esperar até la para fazer o tratamento, correria o risco de em 6 meses virar um canal? Sabe me dizer se no RJ existe tratamento gratuito para minha filha? Obrigada!

    • Olá, Juliana!

      Se os dentinhos da sua pequena já estão cariados, é melhor tratá-los o quanto antes, até mesmo para evitar a possibilidade dela vir a sentir dor! O valor do tratamento vai depender de cada profissional. Mas não fique adiando. O quanto mais rápido você conseguir resolver, melhor!

      Obrigado pela visita!

  16. Minha filha tem 5anos e esta com caries e uma bolha no dente,levei ela no dentista e ele me mandou esperar,o que devo fazer? Quando escovo os dentes dela,esta bolha esta sangrando pfvr me ajude.

    • Bom dia, Patrícia! Desculpe a demora em responder.

      Quando uma bolha aparece na gengiva, ao lado do dente, é sinal de que há infecção no local. O ideal, nesse caso, é fazer o tratamento de canal do dente mesmo que ele seja de leite ou, EM ÚLTIMO CASO, fazer a extração do dentinho de leite.
      De qualquer forma, procure outros profissionais para tirar suas dúvidas!

      Um abraço e seja sempre bem vinda ao blog!

  17. BOA TARDE DOUTOR! TENHO UM FILHO DE 7 ANOS E QUE COME MUITO DOCES E QUE É UMA ” LUTA” PARA ELE ESCOVAR OS DENTES…A DENTISTA EM QUE EU O LEVEI DISSE PRA MIM NA FRENTE DELE QUE ELE JA PODIA ESCOVAR OS SEUS PRÓPRIOS DENTES…COM ISSO, ELE NÃO ME DEIXA MAIS AJUDA-LO…OS DENTES DE LEITE DELE ESTÃO MUTO COMPROMETIDOS, MAS ESTOU COM MEDO DE EXTRAIR PELA IDADE QUE ELE TEM….HÁ’ ALGUM PROBLEMA.
    ABRAÇOS E OBRIGADA.

    • Boa tarde, mamãe Tereza! Obrigado pela visita ao blog!

      De fato, a partir dos 7 anos a criança já tem coordenação motora para fazer a própria escovação. De qualquer forma, é importante incentivá-lo sempre para que ele faça tudo direitinho!
      Converse com a odontopediatra sobre a situação dos dentes de leite. Pode ser que alguns dentes já estejam próximos de “cair” e a extração possa ser feita sem quaisquer transtornos. Entretanto, cada dente tem a sua época certa de sair de cena. Uma orientação adequada é fundamental para o desenvolvimento tranquilo do seu filho.

      Abraços e seja sempre bem vinda!

  18. Olá!
    Meu filho tem 5 anos e ele esta com uma carie no penúltimo dente.
    a dentista disse que teria que extrair, sera que é mesmo preciso? pois é dente de leite.

    • Olá, Suelen, tudo bem?

      De fato, em alguns casos a extração pode estar indicada sim. Se estiver com dúvidas, procure a dentista do seu filho para esclarecer tudo!

      Obrigado pela visita!

  19. Meu filho tem quase 4 anos e os dois dentes da frente estão cariados, a dentista não conseguiu restaurar, disse que a resina não fica porque não pode usar um produto forte. Procuro outro dentista? A resina cai no dia seguinte…
    Grata

    • Boa tarde, Simone!

      Vai o sucesso do procedimento, muitas vezes, não depende do dentista. Se o dente estiver muito destruído pela cárie ou se a criança não coopera adequadamente durante o tratamento, pode ser que haja contaminação por saliva, o que compromete a qualidade da restauração.
      Converse com a odontopediatra para poderem chegar a um acordo que seja o melhor para o seu filho.

      Obrigado pela visita e seja sempre bem vinda!

  20. Dr.
    Bom dia!
    Tenho uma filha de 3 anos e 3 meses, ela praticamente perdeu os 4 dentinhos da frente, em função a carie de mamadeira! levei ela a um odontopediatra, que a deixou traumatizada, nao consigo levar ela em nenhum consultório pois ela lembra e passa mal. Ja nao sei mais o que fazer! ela esta com a gengiva inchada, e sinto que a cada dia esta piorando!
    Por favor doutor o que faço???

    Obrigada!!!!!

    • Boa tarde, Dora, tudo bem?

      É preciso insistir na busca por um atendimento de qualidade. Ainda que sua filha esteja traumatizada, é importante que você não desista e procure um especialista para ajudá-la! Mande-me um e-mail (tiodentista@gmail.com) informando a cidade onde mora. Quem sabe a gente não encontra alguém juntos?

      Um grande abraço!

  21. Oi dr minha filha tem 1e6 meses e apareceu umas carie atras do Dentinho dela da frente levei ela do dentista ela falou q criança nao faz obturação e q o dente della vai ter q ficar assim ate cair ela tbm disse q a cárie e devido a mamadeira e me deu todas as orientações mais será q realmente a minha filha vai ter q ficar com o dente cariado

    • Olá, Priscilla!

      Sua preocupação é importante! De fato, a criança não tem que ficar com o dente cariado até cair. Na verdade, é preciso tratar esta cárie para não comprometer ainda mais o dente!
      Procure um odontopediatra de confiança para poder orientá-la da forma correta!

  22. Ola doutor meu filho tem 1 ano e 8 meses e esta com os dentinhos da frente todos estragados.ele nao come besteiras e esta cheio de carie o q devo fazer.ele chora muito qdo vai ao medico.como posso fazer a higenizaçao da boquinha dele ja posso usar creme dental infantil?desde ja obrigada.Danielle fortaleza ce.

    • Olá, Danielle!

      A partir do momento que os dentes aparecem na boca, os mesmos já devem ser escovados. Uma vez que os dentes já estão cariados, utilize a pasta com flúor e leve seu filho a um Odontopediatra para uma avaliação!

      Obrigado pela visita!

  23. doutor minha filha tem 3 aninhos e nunca a levei em um dentista e de uns dias pra ca ela apresentou com seus dentinhos furados e na parte de dentro dos dentes estao todos amarelados como se estivessem apodrecendo, e os dentes da frente um deles esta empretejando e se quebrando e levei ela a um pediatra e ele me receitou uma vitamina pra fortalecer os dentes ,mas o dentinhos dela ainda estao do mesmo jeito.. Doutor qual é o diagnóstico acelerado que o Senhor daria pra minha filha? Oque faço?

    • Olá, Márcia!

      A ingestão de vitaminas não irá fortalecer os dentes. Leve sua filha a um Odontopediatra para uma avaliação. Provavelmente os dentinhos dela já estão cariados e precisam ser restaurados!

      Um abraço do tio!

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>