Vamos tirar uma foto do dente?

E é assim que a gente consegue tirar radiografia dos dentes da molecada. Afinal, é mais fácil convencê-los a tirar uma foto bem bonita pra ver se está tudo bem com o dentinho! E nem doi! Bem, há controvérsias!

crianca-maquina-fotografica

Tirar a foto, em si, não doi mesmo! Mas às vezes pode incomodar. Mesmo usando filmes infantis, muitas vezes a gente precisa forçar um pouco, principalmente na região inferior. A sensação do filme pressionando o assoalho bucal (leia-se, embaixo da língua) não é das mais agradáveis. Sem contar que tem muita criança (e até muito adulto também) que, na hora de tirar a radiografia, tem ânsia de vômito! Muita calma nessa hora!

Mas precisa mesmo tirar radiografia da meninada? Não vai fazer mal?

Precisa sim! E não, não faz mal, desde que as medidas de segurança sejam tomadas!

Infelizmente, não somos dotados de super poderes a ponto de enxergar através do dente! Não, meus queridos, os dentistas não são de Krypton (embora muita gente ache que somos de outro planeta mesmo!).

É através da radiografia que podemos dar um diagnóstico mais preciso: ver a real dimensão da cárie, acompanhar a formação dos dentes permanentes dentro do osso, diagnosticar a presença de lesões e/ou fraturas, tanto nos dentes quanto no osso! E tudo isso só é possível graças a um físico alemão, um tal de Röntgen. Sim, ele nos deu uma mãozinha e tanto! Se não fosse por ele, a Odontologia dificilmente teria evoluído tanto!

Portanto, toda vez que o dentista convidar seu filho para tirar uma foto do dente, incentive-o a ir. Essa fotinha pode nos contar muita coisa que existe por trás daquilo que a gente vê!

 

raio-x-patetaraio-x-coiote

Alguém reconhece esses personagens? (Fonte: ultradownloads.uol.com.br)

* Post em comemoração dos 115 anos da descoberta dos Raios-X.

posted: cárie, O tio dentista explica, radiografia, raio-x

5 comments

  1. Muito bom! :)

    Adorei a "parte de dentro" dos personagens! Só achei curioso o Coiote não ter sequer um osso quebrado depois de tantos tombos, quedas de precipício e explosões patrocinadas pela ACME. :P

  2. Muuito legal! As crianças adooram tirar foto,um bom jeito de convencê-las é tirando a foto do dente mesmo! :D

  3. o legal é a ansiedade que ficam depois que tiraram a tal fotinho!!! doidos pra saber como ficou!kkkk

  4. É tio… E depois de posicionar o filme, tem que ficar como uma 'estátua' para a foto não ficar feia, né rsrsrs

  5. É difícil mesmo fazer radiografia dos pequenos. Mas, muitos deles dão menos trabalho que muito adulto…rsrsrs
    Bjsssssssssss

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>