Como ocorre a troca dos dentes?

Outro dia uma mãe veio conversar comigo. Ela estava assustada porque o filho, segundo ela, estava trocando os dentes pela segunda vez.


- Pela segunda vez? Como assim? – perguntei, curioso.

- É! Até meu marido ‘ajudou ele’ a arrancar alguns dentinhos que estavam moles. Daí nasceram outros no lugar e, até aí, achei que estava tudo normal. Agora, tem dente amolecendo de novo. É normal?

Só depois de fazer o exame clínico é que pude perceber do que se tratava. Sim, é normal esta “segunda” troca dos dentes.
O que acontece?
Na verdade, não há uma segunda troca dos dentes, e sim, uma segunda fase nessa troca.

Por volta dos 6 anos de idade, a criança entra na fase da dentição mista (aquela em que há tanto dentes de leite quanto dentes permanentes na boca). Geralmente, o primeiro dente permanente a aparecer, na verdade, não substitui nenhum dente de leite. Não? Não! Ele nasce atrás do último dente de leite. Só depois começam as trocas propriamente ditas.

Os primeiros dentes a amolecer são os incisivos (os dentinhos da frente). Depois que eles são substituídos, termina a primeira fase da troca dos dentes que, na Odontologia, a gente chama de primeiro período transitório.

Em seguida, entra uma fase de latência. O que é isso?

É uma fase em que, durante um certo tempo, a gente não percebe nenhuma modificação visível na boca da criança. Nenhum dente amolece e, por isso, a troca de dentes sofre uma pausa. É o que chamamos de período intertransitório.

Por fim, vem a segunda e última fase da troca dos dentes (segundo período transitório). Nela, os molares e os caninos (presas) de leite serão substituídos pelos seus respectivos permanentes, ou seja, pré-molares e caninos, e os segundos molares permanentes erupcionam para completar a dentição permanente.
E o tal do siso?
O tal do siso, que na verdade se chama terceiro molar, só vai nascer (SE nascer) lá pelos 17, 18, 20 anos de idade.
De qualquer forma, é interessante que a criança tenha um acompanhamento do dentista durante essa fase de troca dos dentes. Muitas dúvidas podem surgir, principalmente quanto à época ideal de se colocar aparelho. Ter um profissional de confiança por perto é a certeza de um desenvolvimento tranquilo da dentição da criançada!
posted: dente de leite, dentição mista, O tio dentista explica, odontopediatra, ortodontia preventiva, troca dos dentes

4 trackbacks

Mãe, meu dente tá mole! « Tio Dentista
3 de agosto de 2011 às 10:07
A fase do patinho feio « Tio Dentista
13 de fevereiro de 2012 às 8:52
A infância em 2 minutos « Tio Dentista
26 de abril de 2012 às 15:24
Mafalda e os dentes de leite | Tio Dentista
6 de novembro de 2012 às 9:34

12 comments

  1. Muito bom o post Dr! Simples para todos entenderem! :D

  2. Que post didático, Tio! Esses períodos nunca ficaram consolidados no meu cérebro… mas agora foi! :P Vou guardar no meu coração (e nos favoritos)! :)

  3. Goo, vc sempre dando show nas suas explicações.
    Parabéns!!!

  4. Ainda ontem explicava sobre isso e demonstrava para uma mamãe que o 1ª molar permanente, é na verdade permanente e não de leite como ela pensava, pois o dente não havia trocado!

  5. ORTOCIAKOGA:
    Obrigado, doc! Sempre presente!

    ANA TOKUS:
    Uia!!! Mais do que lisojeado agora em saber que o post será guardado em lugar tão especial! :)

    POLY.BERALDO:
    Bondade sua, Poly! Fico super-hiper feliz em saber que acompanha o blog! Obrigado sempre!

    BETHANIA:
    E não é que tem pai e mãe que demora a acreditar nisso? Obrigado pela presença constante no blog!

  6. Por favor estou com uma dúvida, meu filho tem 5 anos e já cairam 3 dentes, 2 incisivos inferiores um já nasceu e o outro está apontando, e um molar também caiu ontem isso pode acontecer? estes dentes não caem na segunda fase de troca? os segundos molares já estão crescendo já algum tempo. obrigada. Meu nome é Kelly Morais e gostei muito do seu blog bem explicativo e facil de entender.

  7. Kelly Morais, como vai?
    Gostaria que me enviasse seu e-mail para que pudesse explicar melhor sua dúvida. Meus contatos:

    tiodentista@gmail.com
    contato@tiodentista.com.br

    Obrigado!

  8. Gustavo, só agora achei este post bastante didático. Obrigada! Gostaria de saber, no entanto, se os odontopediatras estudam ou pesquisam sobre as representações psicólogicas dessa etapa da infância. O que os dentes podem nos dizer em relação ao crescimento dos nossos filhos? Há alguma curiosidade neste sentido em culturas populares? Se lembrar de algo sobre as representações da queda dos dentes, por favor, nos indique no nosso post de mãe sobre tema, ok?
    Segue link: http://blogdodesabafodemae.blogspot.com/2011/05/dente-cai-responsa-nasce.html
    Obrigada!

  9. Adorei o site me ajudou bastante =D

    • Obrigado, Lorena! Seja sempre muito bem vinda!

  10. Meu filho tem 8 anos e ainda não amoleceu os dentinhos ,é normal essa demora,

    • Elaine,

      Geralmente, a fase da troca dos dentes se inicia por volta dos 6 anos, podendo atrasar ou adiantar um pouquinho. Essa fase se inicia, em geral, com os primeiros molares permanentes, que nascem ATRÁS DO ÚLTIMO DENTE DE LEITE. Aos 8 anos, espera-se que a criança esteja trocando os incisivos (dentes da frente). De qualquer forma, é interessante levá-lo ao odontopediatra para que, através de uma radiografia, ele (a) possa averiguar se há ou não motivos para se preocupar.

      Obrigado pela visita!

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>