E criança tem mau hálito?

- Não é comum, mas pode ter.

Esta foi uma pequena dúvida que um pai relatou a mim certa vez no consultório porque, em um dia qualquer, percebeu que seu filhinho acordava com a boca “cheirando forte”. Bom,vamos por partes:

Primeiro: o que é mau hálito?
De uma maneira bastante simples, podemos dizer que são odores desagradáveis exalados pela boca e que podem ser causados por diversos fatores. Cientificamente é conhecido como halitose.




E qual sua principal causa?
Não existe uma causa principal. Não sou nenhum expert no assunto*, mas podemos relacionar alguns fatores que podem provocar a halitose:
  • Más condições de saúde bucal, como cáries e gengivas inflamadas;
  • Higiene bucal precária, incluindo aí a presença de saburra lingual (secreção amarelada ou esbranquiçada que se deposita sobre a língua, composta de restos de alimentos, células mortas da mucosa bucal, saliva e bactérias);
  •  Alteração dos padrões salivares, como diminuição do fluxo e mudanças em sua composição;
  •  Dieta inadequada;
  •  Respiração bucal;
  •  Estresse.

 No caso do meu paciente, esclareci que o mau hálito logo ao acordar, seja na criança ou no adulto, é normal devido à diminuição do fluxo de saliva durante o sono. Além disso, muitos de nós pode dormir com a boca aberta, o que promove um ressecamento natural da boca favorecendo, assim, a formação de odores desagradáveis.

Mas voltando à dúvida inicial: criança pode ter mau hálito sim.
E tenho constatado que, na maioria dos casos em que a halitose infantil se faz presente, a causa está na boca mesmo! A presença constante de cáries, associada a uma higiene deficiente, são os principais responsáveis por esse quadro tão desagradável. Entretanto, alguns outros fatores podem estar relacionados ao mau hálito na boca dos pequeninos:

  • Síndrome do respirador bucal – as crianças que respiram pela boca, conforme disse antes, tem o fluxo de saliva diminuído. A saliva tem uma função detergente e autolimpante na boca. Se seu fluxo diminui, uma maior quantidade  de bactérias e restos alimentares podem permanecer depositados na superfície da língua e na mucosa, gerando maus odores.

  • Aparelhos ortodônticos – no caso dos aparelhos removíveis, é imprescindível que eles sejam higienizados! Como diz o Dr. Alexandre Koga, em um brilhante post publicado em seu blog, o Ortodontia para Todos, não precisa esperar o aparelho soltar aquele “cheirinho” desagradável ou ficar com um aspecto nojento para começar a escová-lo”. No caso dos aparelhos fixos, reconheço que alguns são difíceis de limpar mesmo, o que não significa que seja impossível!


Pra terminar: halitose não é nenhuma doença e não passa de um indivíduo para outro. Como evitar que as crianças o tenham? Escova de dentes, fio dental e muita disposição! Uma boca sem cáries e com gengivas saudáveis, além de ótimas condições de higiene (sem esquecer da língua!) são, sem dúvida, a melhor forma de combater esse cheirinho desagradável que pode se instalar na boca de nossas crianças. Sorriso saudável é, acima de tudo, um sorriso cheiroso!

* Para saber mais sobre halitose, visite o Saudálito, blog da Dra. Paula Rollemberg. Ali sim, existe uma expert no assunto! 
posted: mau hálito, O tio dentista explica

1 trackback

Mau hálito em crianças « Tio Dentista
1 de setembro de 2011 às 9:15

17 comments

  1. Obrigado pela referência Dr! Os posts estão muitos bons, e este assunto dá pano pra manga! Abraço

  2. Obrigada querido!
    Adorei o post. Muito fácil de ler e vai direto no ponto. Sucesso hj e sempre. :)
    Abs Paula

  3. Parabéns pelo post.
    É uma pergunta frequente nos consultórios.
    bj

  4. Bacana o Post! Sabe que tem um episódio dos Simpsons que o Bart, quando era bebê fazia uma propaganda como se ele tivesse mau hálito. A propaganda era de um purificador de hálito de neném. Bem legal. Abs
    @dicasodonto

  5. Cada dia a blogosfera fica melhor e com mais qualidade!
    Abraços, Tio!

  6. ORTOCIAKOGA e PAULA:
    É muito bom termos profissionais em quem buscar referências. Obrigado pela força e sintam-se em casa!

    KELLEN:
    De fato, muitos pais me questionam sobre isso. COntinue visitando sempre!

    LOIS:
    Ainda não vi esse episódio dos Simpsons. Sei que tem um em que a Liza coloca aparelho…
    Abraços.

    LEO AUGUSTO:
    A casa também é sua! Obrigado pela visita e grande abraço!

  7. Por favor, estou muito preocupada com a minha filha que tem apenas 1ano e 4meses, sua gengiva esta vermelha e sangrando, seus labios rachados e com bolhas. Com isso ela não deixa escovar seus dentes pois sua boca esta sensivel demais e com mau halito. Ajude – me o que fazer? Obrigado

  8. ANÔNIMO:
    Pior favor, mande-me um e-mail para que possamos conversar!
    contato@tiodentista.com.br

    Abraços!

  9. minha filha tem um mau halito horrivel e tem apenas 3 anos eu escovo os dentes dela mais nao resolve eu acho que o cheiro vem do estomago mais levei ela em um gastro e ele disse ki crianças nao tem problema de estomago por favor me ajuda!! ah ela chupa dedo sera que eh por isso?? a razao do mau halito? e como faço p ela parar de chupar o dedo? obrigada alessandra leal

  10. Olá, uma vez atendi uma criança de um aninho, a mãe relatou um odor bastante desagradável na boca da criança. Durante a anamnese não constatei nada de errado com a criança que justificasse o hálito relatado pela mãe. Como estava de máscara não senti nenhum odor tbm..Encaminhei ao pediatra pois a mãe enfatizou o problema do hálito citando inclusive ter que trocar a escova a cada duas semanas. Ao falarmos com o pediatra ele pediu que a criança fosse direto ao consultório dele, pois odor fétido em criança pequena não é normal e normalmente está relacionado a objetos estranhos introduzidos pela criança em algum orifício do próprio corpo. Resumo da história, a criança estava com um pedaço de algodão em processo de decomposição no interior da narina.Impossível encontrá-lo apenas num exame visual rotineiro….Achei interessante divulgar esta história aos meus colegas odontopediatras!!!!!
    Abraços
    Karen

  11. Káre, obrigado por compartilhar sua experiência! Muitas vezes acabamos nos esquecendo dessas travessuras das crianças, que podem muito bem ter consequências sérias!

  12. Minha filha tem 2 anos e meio e o hálito dela é muito forte, agora está estudando e tenho medo dos adultos e até das outras crianças a fazerem se sentir inferior por conta disso, ela é muito esperta e certo dia chegou chegou em casa perguntando se "a minha boca fedia", temo que alguém tenha dito isso a ela, fiquei muito triste afinal ela é apenas uma criança não merece passar por tal situação,contudo percebo que o mau hálito não vem dos seus dentinhos, pois eu os escovo a cada refeição justamente para tentar minimizar o problema, irei leva-la a um pediatra para relatar o fato, esses assuntos referentes a hálito ruim sempre nos deixam com uma pulga atrás da orelha, as pessoas tratam quem sofre do problema com uma enorme falta de respeito e compreensão, espero q a minha filha se livre desse mal, não quero ve-la sofrendo com isso. Acho q o blog poderia abordar um pouco mais esse assunto.
    Abraço

  13. ola, tenho uma filha de 7 meses, e percebo que as vezes ela exala um cheiro ruim, tem um dentinho apenas, nao tem febre e acho q nao é garganta, oq poderia ser?

  14. Oi, Dr.! Acabei se encontrar seu site. Então, minha filha tem 8 anos e acorda com muito mau hálito e as vezes durante o dia tb. Ela nunca teve cáries e nem inflamação na gengiva. Mas mesmo escovando de manhã e à noite, a lingua dela fica esbranquiçada e com um cheiro super desagradável. Ela acha um saco, mas eu uso o limpador de lingua todos os dias nela. O que fazer nesse caso?

    • Mel,

      O mau hálito ao acordar é normal devido à diminuição do fluxo salivar na boca durante o sono. Se persiste durante o dia, é preciso investigar suas possíveis causas. Procurar ajuda no dentista ou até mesmo em outros profissionais, como o médico otorrinolaringologista, podem ajudar a esclarecer a causa da halitose. Deixo aqui o endereço do blog de uma amiga que fala especialmente da halitose. http://www.saudalito.com

  15. a minha filhota tem 2 anitos e o meu esposo diz que as vezes sente um pequeno mau halito nela, primeiro eu duvidei por ele ter apenas 2 anitos não achei possivel por isso decidi investigar, e todos dizem que tem que escovar os dentes + ela nem deixa, como faço? será que com a idade dela ja posso ir a um dentista pra poder lhe consultar e ajudar a eliminar o mau halito?

    • Mamãe Madalena, boa tarde!

      O mau hálito, muitas vezes, pode ser causado por uma má higienização sim. Insistir na escovação é fundamental para que sua filhota tenha boca saudável. Procure a orientação de um odontopediatra para esclarecer todas as dúvidas. Como sua pequena já tem 2 aninhos, é interessante levá-la para uma avaliação inicial e começar um acompanhamento preventivo!

      Obrigado pela visita e seja sempre bem vinda!

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>